domingo, 15 de maio de 2016

REGINA COELI 15 de maio, 2016


Solenidade de Pentecostes

Papa Francisco

Praça de São Pedro

Domingo,

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Celebramos hoje a grande festa de Pentecostes, que finaliza a época da Páscoa, cinquenta dias após a ressurreição de Cristo. A liturgia convida-nos a abrir nossas mentes e os nossos corações aos dons do Espírito Santo, que Jesus prometeu várias vezes aos seus discípulos, o primeiro e principal dom que ele ganhou por nós com sua Ressurreição. Esse dom, o próprio Jesus orou ao Pai, como evidenciado pelo Evangelho de hoje, que ocorre durante a Última Ceia. Jesus diz aos seus discípulos: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito para estar com vocês para sempre "(Jo 14,15-16).

Estas palavras nos fazem lembrar, antes de tudo que o amor de uma pessoa, e também para o Senhor, não se prova com palavras, mas com ações; e também "guardam os mandamentos" deve ser entendido num sentido existencial, de modo que ele está envolvido em toda a sua vida. Na verdade, não necessariamente para ser um cristão significa pertencer a uma determinada cultura ou aderir a uma certa doutrina, mas sim para amarrar sua própria vida, em todos os seus aspectos, à pessoa de Jesus e, através dele, ao Pai. Para este fim, Jesus promete a efusão do Espírito Santo aos seus discípulos. Graças ao Espírito Santo, o amor que une o Pai e do Filho e prossegue a partir deles, todos nós podemos viver a mesma vida de Jesus. O Espírito, de fato, nos ensina todas as coisas, essa é a única coisa necessária: A amar como Deus ama.

E prometendo o Espírito Santo, Jesus o chama de "outro Paráclito" (v. 16), o que significa Consolador, Advogado, Intercessor, isto é, aquele que nos ajuda, nos protege, está do nosso lado na jornada da vida e na luta pela bem e contra o mal. Jesus diz que "outro Paráclito" porque o primeira é, ele próprio, que foi feito justamente para tomar sobre si a nossa condição humana e libertá-lo da escravidão do pecado.

Além disso, o Espírito Santo exerce uma função de ensino e de memória. Aprendizagem e memória. Disse Jesus: "O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse" (v 26).. O Espírito Santo não trará um ensino diferente, mas faz viver, faz operar o ensinamento de Jesus, porque a passagem do tempo não apaga ou desaparece. O Espírito Santo enxerta este ensino em nosso coração, nos ajuda a internalizá-lo, tornando parte de nós, carne da nossa carne. Ao mesmo tempo, preparar os nossos corações porque para ser realmente capaz de obter as palavras e exemplos do Senhor. Toda vez que a palavra de Jesus é recebida com alegria no coração, esta é a obra do Espírito Santo.

Vamos agora rezar juntos o Regina Coeli - pela última vez este ano -, invocando a intercessão materna da Virgem Maria. Que ela nos de a graça de ser fortemente animado pelo Espírito Santo, para dar testemunho de Cristo com firmeza evangélica e abrir-nos cada vez mais à plenitude do seu amor.

Depois do Regina Coeli:

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje, muito apropriado no contexto de Pentecostes, será a minha Mensagem para o Dia Mundial das Missões, que se celebra todos os anos em outubro. O Espírito Santo dará força a todos os missionários a apoiar a missão da Igreja em todo o mundo. E o Espírito Santo dará aos jovens - rapazes e moças- força, que querem ir para pregar o Evangelho. Pedimos, hoje, o Espírito Santo.

Saúdo todos vós, famílias, grupos de igreja, as associações, os peregrinos da Itália e de várias partes do mundo, especialmente de Madrid, Praga e Tailândia; bem como os membros da comunidade católica em Londres coreano.

Saúdo os fiéis de Casalbuttano, Cortona, Terni, Ragusa; os meninos de Massa Romagnano; e "Sacred Choral Jonica" da província de Taranto.

Saúdo de modo especial todos aqueles envolvidos no dia de hoje no "Festival das Nações", no 25º aniversário, em São João de Latrão. Esta festa, um sinal de unidade e diversidade de culturas, ajuda-nos a entender que o caminho para a paz é esta: criar a unidade, respeitando a diversidade.

Dirijo um pensamento especial ao Alpini, reunidos em Asti para o Encontro Nacional. Exorto-os a ser testemunhas da misericórdia e esperança, seguindo o exemplo do Beato Don Carlo Gnocchi, do Beato Irmão Luigi Bordino e venerável Teresio Sallowthorns, que honrou o Corpo de Alpini pela santidade de suas vidas.

E eu desejo a todos uma festa de Pentecostes feliz. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!