quarta-feira, 11 de maio de 2016

AUDIÊNCIA GERAL Quarta-feira, maio 11, 2016


O Pai misericordioso (cf. Lc 15,11-32)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, essa audiência se desenvolve em dois lugares: como não havia risco de chuva, os doentes estão na sala Paulo VI e nos acompanham por meio de telões; dois lugares, mas uma única audiência. Saudamos os enfermos que estão na Paulo VI. Hoje queremos refletir sobre a parábola do Pai misericordioso. Ela fala de um pai e seus dois filhos, e introduz-nos a infinita misericórdia de Deus.

Começaremos a partir do final, que é a alegria do coração do Pai, que diz: "Façamos festa, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado" (Lu 15,23-24.). Com estas palavras, o pai interrompeu seu filho mais novo, quando ele estava confessando sua culpa: "Eu já não sou digno de ser chamado teu filho ..." (Lu 15,19). Mas esta expressão é insuportável para o coração de seu pai, que em vez disso rapidamente  devolve, a criança, os sinais da sua dignidade: bela roupa,  o anel, os sapatos. Por acaso Jesus descreve um pai ofendido e ressentido, um pai que, por exemplo, diz a seu filho: "Você vai pagar por"? Não, o pai abraça-o, esperando por ele com amor. A única coisa que o pai se preocupa é que esta criança está diante dele sã e salva e isso o deixa feliz e comemora. As boas-vindas do filho retornando é descrita de forma comovente: "Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu e teve compaixão e, correndo, caiu sobre seu pescoço e beijou-o" (Lu 15,20).. Com muita ternura; o vi de longe: O que isso significa? Que o pai subiu no telhado para observar continuamente a estrada e ver se a criança retornara; o filho que tinha feito de tudo, mas seu pai estava esperando por ele. Que bela ternura do pai! A misericórdia do Pai está transbordando, incondicionalmente, e manifesta-se mesmo antes do filho falar. Claro, a criança conhece o erro e reconhece-o: "Pequei ... me deixe apenas como um de teus trabalhadores" (Lu 15,19). Mas essas palavras se dissolvem na frente do perdão do pai. O abraço e o beijo de seu pai fazem com que ele entenda que ele sempre foi considerado a criança, apesar de tudo. É importante para este ensinamento de Jesus: a nossa condição de filhos de Deus é o fruto do amor do coração do Pai; Ele não depende de nossos méritos ou por nossas ações e, em seguida, ninguém pode tirar isso, nem mesmo o diabo! Ninguém pode tirar essa dignidade.

Esta palavra de Jesus nos encoraja a não nos desesperarmos. Penso nas mães e pais apreensivos quando vêem seus filhos fugir tomando estradas perigosas. Eu acho que os párocos e catequistas que às vezes me perguntam se o seu trabalho foi em vão. Mas também acho que aqueles que estão na prisão, e eles sentem que sua vida acabou; para aqueles que fizeram escolhas erradas e deixaram de olhar para o futuro; a todos aqueles que têm fome de misericórdia e perdão e acreditam que eles não merecem isso ... Em qualquer situação na vida, não devemos esquecer que nós nunca vamos deixar de ser filhos de Deus, e sendo o filho de um Pai que espera ansioso para o nosso regresso. Mesmo em situação ruim na vida, Deus está esperando por mim, Deus quer me abraçar, Deus está esperando por mim.

Na parábola há um outro filho, o mais velho; ele precisa descobrir a misericórdia do Pai. Ele manteve-se sempre em casa, mas é tão diferente de seu pai! Nas suas palavras falta ternura: "Eis que eu te servi por muitos anos e eu nunca desobedeci seu comando ... mas agora que esse teu filho, voltou ..." (Lu 15,29-30.). Nós vemos o desprezo: nunca disse "pai", nunca disse "irmão", ele só pensa em si mesmo, ele se gaba de que ele estava sempre com seu pai,servindo a ele ; mas ele nunca viveu com alegria essa proximidade. E agora ele acusa o pai de nunca ter dando uma festa para ele. Pobre pai! Um filho tinha ido embora, e o outro que ele nunca esteve realmente presente! É tão sofrimento do Deus, de Jesus, quando nos afastamos, vamos embora ou porque estamos perto, mas não estamos presentes.

O filho mais velho, tem necessidade de misericórdia. Os justos, aqueles que acham que estão certos, eles também têm a sua necessidade de misericórdia. Este filho somos nós quando nos perguntamos se vale a pena lutar muito se não recebemos nada em troca. Jesus nos lembra que na casa do Pai não é obter uma indenização, mas porque tem a dignidade de filhos responsáveis. Este não "pechincha" com Deus, mas para estar seguindo os passos de Jesus que se deu na cruz sem medida é.

"Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu, mas nós tínhamos que celebrar e regozijar-se" (Lu 15,31). É o que diz o pai ao filho mais velho. Sua lógica é a de misericórdia! O filho mais novo achava que ele merecia a punição por causa de seus pecados, o filho mais velho  espera uma recompensa por seus serviços. Os dois irmãos não falam uns com os outros, vivem histórias diferentes, mas eles pensam de acordo com um estrengeiro que tem lógica externa a Jesus, se você fizer o bem você receber um prêmio se você faz mal você é punido; e esta não é a lógica de Jesus, não é! Esta lógica é subvertida por palavras de seu pai: "Foi apropriada de comemorar e se alegrar, porque este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado" (Lu 15,31).. O pai recuperou seu filho perdido, e agora ele também pode devolvê-lo ao seu irmão! Sem o filho, o filho mais velho deixa de ser um "irmão". A maior alegria para o pai é ver que seus filhos irão se reconhecer irmãos.

As crianças podem decidir se juntar a alegria do pai ou recusar-la. Eles devem questionar os seus próprios desejos e a visão que eles têm da vida. A parábola termina deixando o final em aberto não sei o que o filho mais velho decidiu fazer . E isso é um estímulo para nós. Este Evangelho nos ensina que tudo o que precisamos para entrar na casa do Pai e compartilhar sua alegria com a misericórdia e fraternidade do seu partido. Irmãos e irmãs, vamos abrir nossos corações, para ser "misericordioso como o Pai"!

Saúdo cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa, de modo particular aos fiéis brasileiros de Araxá. Ao saudar vocês, queridos peregrinos brasileiros, o meu pensamento vai à sua amada Nação. Nestes dias em que nos preparamos para a festa de Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do seu Espírito, para que o País, nestes momentos de dificuldade, siga por estradas de harmonia e de paz, com a ajuda da oração e do diálogo. Possa a proximidade de Nossa Senhora Aparecida, que como uma boa Mãe nunca abandona os seus filhos, ser defesa e guia no caminho.

Saúdo os sacerdotes africanos e asiáticos do Pontifício Colégio Missionário São Paulo Apóstolo; o Instituto Antonian e da Fundação San Gottardo, que recorda os 20 anos de fundação. Exorto-vos a viver o Jubileu extraordinário, de modo a redescobrir a necessidade dos trabalhos corporais e espirituais de misericórdia como alimento da nossa fé.

Dirijo uma saudação especial para os jovens, os doentes e recém-casados. No próximo domingo vamos celebrar Pentecostes. Queridos jovens, desejo que  cada um de vós saiba reconhecer, entre as muitas vozes do mundo, a do Espírito Santo, que continua a falar ao coração daqueles que sabem ouvir. Queridos doentes, especialmente vocês hóspedes do Cottolengo de Trentola Ducenta, confiar no Espírito que não fazerá você perder a luz reconfortante de sua presença. E a vós, queridos recém-casados, especialmente para casais do Movimento dos Focolares, Espero sejam no mundo, a transparência do amor de Deus com a fidelidade do seu amor e da unidade da sua fé.

Fonte:Vaticano
Tradução Exclusiva