quarta-feira, 30 de março de 2016

Papa: Deus é maior que os nossos pecados


PAPA FRANCISCO

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 30 de Março de 2016

12. A Misericórdia cancela o pecado

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Terminamos hoje a catequese sobre a misericórdia no Antigo Testamento, e faremos isso através da meditação sobre o Salmo 51, chamado Miserere. Esta é uma oração penitencial na qual o perdão é precedido pela confissão de culpa e no qual o orante, deixa-se purificar pelo amor do Senhor, torna-se uma nova criatura, capacitado de obediência, de firmeza de espírito, e de uma oração sincera.

O "título" que a antiga tradição hebraica tem colocado neste Salmo se refere ao Rei Davi e seu pecado com Betsabea, esposa de Urias, o hitita. Nós conhecemos bem a história do Rei Davi, chamado por Deus a pastorear o povo e guia-lo a seu caminho de obediência à lei divina, trai a própria missão e, depois de ter cometido adultério com Betsabea, faz com que seu marido seja morto. Grave Pecado! O profeta Nathan lhe revela sua culpa e o ajuda a reconhecê-la. É o momento de reconciliação com Deus, na confissão de seus pecados. E aqui David foi o grande humilde!

Quem reza com este Salmo é convidado a ter o mesmo sentimento de penitencia e de fé em Deus que teve Davi quando voltou atrás e, embora fosse um rei, se humilhou sem ter medo de confessar a culpa e mostrar sua miséria ao Senhor convicto porem da certeza da Sua misericórdia. E não foi apenas uma vergonha, uma pequena mentira, aquilo que tinha feito: cometeu um adultério e um assassinato!

O Salmo começa com estas palavras de súplica:
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, por seu amor;
Na sua grande misericórdia
cancela a minha iniquidade.
Lava-me de toda a minha culpa,
do meu pecado torna-me puro "(vv. 3-4).

A invocação é dirigida ao Deus de misericórdia que movido de um grande amor como de um pai ou uma mãe, que tem piedade, ou seja mostre o seu rosto, mostre favor com bondade e compreensão. É um apelo sincero a Deus, o único que pode libertar do pecado. São usadas imagens muito plásticas: apagai, lava-me, faz-me puro. Manifestos, nesta oração, a verdadeira necessidade do homem: a única coisa que realmente precisamos em nossas vidas é sermos perdoados, libertados do mal e da sua consequência de morte. Infelizmente, a vida nos faz experimentar muitas vezes estas situações, Em primeiro lugar, devemos confiar nessa misericórdia. Deus é maior que o nosso pecado. Não se esqueça: Deus é maior que o nosso pecado! "Pai, eu nem o que sei dizer, eu cometi grandes erros!". Deus é maior que todos os pecados que nós podemos fazer. Deus é maior que o nosso pecado. Vamos dizer juntos? Todos juntos: "Deus é maior que o nosso pecado." Outra vez: "Deus é maior que o nosso pecado." De novo: "Deus é maior que o nosso pecado." E o seu amor é um oceano em que nós mergulhamos sem medo de nos afogar: perdoar para Deus significa dar-nos a certeza de que Ele nunca nos abandonará. Qualquer coisa que possamos nos culpar, Ele é e sempre será maior que tudo (cf. 1 Jo 3:20), porque Deus é maior que o nosso pecado.

Neste sentido, aquele que reza com esse salmo procura o perdão, confessando sua culpa, mas reconhecendo que celebra a justiça e santidade de Deus. E então pede graça e misericórdia. O salmista confia na bondade de Deus, sabendo que o perdão de Deus é imensamente mais eficaz porque ele acreditava na sua palavra. Ele não esconde o pecado, mas o destrói, o excluí, mas o excluí desdá raiz, não como eles fazem na tinturaria quando trazemos um terno e apagam uma mancha. Não! Deus apaga o nosso pecado desde da raiz, tudo! Então, o penitente novamente puro, toda a mancha é eliminada e ele é agora mais branco do que a neve intocada. Todos nós somos pecadores. Isso é verdade? Se algum de vocês não se sente pecador levante a mão ... Ninguém! todos nós somos.

Nós, pecadores, com o perdão, tornamo-nos novas criaturas, preenchidas pelo espírito e cheias de alegria. Agora começa uma nova realidade para nós: um novo coração, um novo espírito, uma nova vida. Nós, pecadores perdoados, recebemos a graça de Deus, podemos até ensinar os outros a não mais pecar. "Mas Pai, eu sou fraco, eu caio, eu caio". "Mas se você cair, levante-se! Levante-se! ". Quando uma criança cai, o que faz? ele Levanta a mão à mãe, ao pai, para que o faça levantar. Façamos o mesmo! Se você cair por fraqueza no pecado, levante a sua mão: o Senhor vai segura-la e te ajudará a levantar-se. Esta é a dignidade do perdão de Deus! A dignidade que nos dá o perdão de Deus é levantar-se, sempre nos colocar de pé, porque Ele criou o homem e a mulher para estarem de pé.

O salmista diz:
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
renova em mim um espírito inabalável.
[...]
Ensinarei vosso caminho aos rebeldes
E os pecadores para ti retornarão "(vv. 12:15).

Queridos irmãos e irmãs, o perdão de Deus é o que todos nós precisamos, e é o maior sinal da sua misericórdia. Um presente que todo pecador perdoado é chamado para compartilhar com cada irmão e irmã que encontra. Todos aqueles a quem o Senhor colocou ao nosso lado os familiares, os amigos, os colegas, os paroquianos ... todos eles são, como nós, necessitados da misericórdia de Deus. É belo ser perdoado, mas você também, se você quer ser perdoado, perdoa os que estão a sua volta. Perdoe! Que o Senhor nos conceda, pela intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, sermos testemunhas do seu perdão, que purifica o coração e transforma vidas. Obrigado.

Saudação aos peregrinos de língua portuguesa:

De coração saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os jovens vindos de Portugal e do Brasil. Neste Ano Santo da Misericórdia, somos chamados a reconhecer que necessitamos do perdão que Deus nos oferece gratuitamente, pois quando somos humildes, o Senhor nos torna mais fortes e alegres na nossa fé cristã. Desça, generosa, pela intercessão da Virgem Maria, a Bênção de Deus sobre cada um de vós e vossas famílias. Obrigado!